STF VAI JULGAR A CONSTITUCIONALIDADE DA COBRANÇA DIFERENCIADA DO IR PARA APOSENTADOS RESIDENTES FORA DO PAÍS

por out 19, 2021Notícias0 Comentários

PROTEJA SEUS HERDEIROS DA TRIBUTAÇÃO DO ITCMD

Your content goes here. Edit or remove this text inline or in the module Content settings. You can also style every aspect of this content in the module Design settings and even apply custom CSS to this text in the module Advanced settings.

Cliques

O STF reconheceu a repercussão geral do tema que envolve a CONSTITUCIONALIDADE DA COBRANÇA DIFERENCIADA DO IR PARA APOSENTADOS E PENSIONISTAS RESIDENTES FORA DO PAÍS.

Os que recebem benefícios de aposentadoria e/ou pensão pelo Regime Geral de Previdência Social (INSS) e residem fora do país com saída definitiva do país, são tributados na fonte (folha de pagamento) com alíquota de 25%.

Todavia nesta ação se discute a constitucionalidade desta cobrança diferenciada, e a não aplicação da tabela de imposto de renda “normal” adotada para todos.

A tese ganhou repercussão depois que a Turma Recursal do Juizado Especial Federal da 4.ª Região entendeu que a cobrança diferenciada do IR retido na fonte é inconstitucional mesmo antes da Lei n.º 13.315/2015, que alterou o artigo 7º da lei 9.779/99.

Agora do STF vai julgar o tema no ARE 1327491.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This