NOVAS HIPÓTESES DE DISPENSA DE PERÍCIA DE REVALIDAÇÃO DO BPC

por ago 13, 2025Notícias0 Comentários

PROTEJA SEUS HERDEIROS DA TRIBUTAÇÃO DO ITCMD

Your content goes here. Edit or remove this text inline or in the module Content settings. You can also style every aspect of this content in the module Design settings and even apply custom CSS to this text in the module Advanced settings.

Cliques

A Portaria Conjunta MDS/MPS/INSS Nº 33, DE 5 DE AGOSTO DE 2025, trouxe a previsão de novas hipóteses de dispensa de revalidação do BPC.

De acordo com nova normativa, em seu artigo 5.º, fica dispensado de revalidação da perícia do BPC, quando:

I – para beneficiários que completarem sessenta e cinco anos de idade;

II – pelo período de dois anos contados a partir da data de retorno, para pessoas com deficiência que voltarem a receber o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social após a suspensão do benefício devido ao exercício de atividade remunerada ou empreendedora, nos termos do art. 21-A da Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993; e

III – pelo período de dois anos contados a partir da data de retorno, para pessoas com deficiência que voltarem a receber o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social após a interrupção do recebimento do auxílio-inclusão de que trata o art. 26-A da Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993.

Parágrafo único. Ficam dispensadas da perícia médica prevista no art. 2º, inciso I, até que seja desenvolvido mecanismo para avaliação e registro dos beneficiários com impedimentos de longo prazo permanentes, irreversíveis ou irrecuperáveis de que trata o § 5º do art. 21 da Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993, as pessoas com deficiência cuja avaliação médica tenha sinalizado que as alterações em Funções e/ou Estruturas do Corpo configuram prognóstico desfavorável, nos termos do art. 7º, inciso II, da Portaria Conjunta MDS/INSS nº 2, de 30 de março de 2015.

Além da dispensa da perícia de rotina, para os casos listados na nova norma, há a previsão que as novas períciais biopsicossociais não precisam ser presenciais, podendo ser utilizado o sistema de teleconsulta ou teleperícia.

0 comentários

Share This