Isenção de ICMS para Monocular na compra de carro

por maio 24, 2024Artigos0 Comentários

PROTEJA SEUS HERDEIROS DA TRIBUTAÇÃO DO ITCMD

Your content goes here. Edit or remove this text inline or in the module Content settings. You can also style every aspect of this content in the module Design settings and even apply custom CSS to this text in the module Advanced settings.

Cliques

A Visão Monocular é considerada deficiência sensorial visual para todos os fins de Direito, conforme Lei Federal n. 14.126/2021 e a Lei SP n. 14.481/2011.

Apesar da existência de lei estadual paulista (e de outros estados) e lei federal reconhecendo a visão monocular como possuidor de deficiência visual, mas, as normas administrativas do CONFAZ através do Convênio 38/2012, não admite a visão monocular como pessoa com deficiência, e assim então negando a isenção do imposto.

Apesar do convênio do ICMS não prever a visão monocular como condição suficiente para isenção do ICMS, deve-se aplicar as leis específicas que estabelecem o Monocular como pessoa com deficiência e portanto, reconhecendo a isenção do ICMS para aquisição de veículo isento, aplicando o princípio da legalidade e da isonomia tributária.

Neste caminho encontramos algumas decisões do TJ/SP:

RECURSO INOMINADO. ISENÇÃO DO IPVA. PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL. Visão monocular. Condição considerada deficiência, nos termos do art. 1º da LF n. 14.481/2011 e do art. 1º da LF n. 14.126/2021. Atos infralegais invocados pela recorrente que não prevalecem, pois hierarquicamente inferiores às leis mencionadas. Reconhecimento da isenção possui natureza declaratória, devendo retroagir ao momento em que a recorrida reuniu os requisitos legais. Sentença mantida. Recurso inominado não provido.  

(TJSP;  Recurso Inominado Cível 1016939-72.2023.8.26.0506; Relator (a): Antonio Carlos de Figueiredo Negreiros; Órgão Julgador: 8ª Turma Recursal de Fazenda Pública; Foro de Ribeirão Preto – ANEXO DE JUIZADO ESPECIAL DA FAZENDA PUBLICA – JEFAZ; Data do Julgamento: 22/03/2024; Data de Registro: 22/03/2024)

Diante do exposto é possível afirmar que a negativa da isenção do ICMS ao possuidor de visão monocular é ilegal e cabe revisão judicial.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This