STF mantêm prazo para pagamento do RPV em 60 dias!

por dez 21, 2020Artigos4 Comentários

O STF ao julgar a Ação Direta de Inconstitucionalidade n.º 5534, contra a previsão contida no Código de Processo Civil de 2015, em qual se determina que o Estado Federado pague a requisição de pequeno valor em 60 (sessenta) dias da data do recebimento da ordem, manteve o prazo legal para pagamento.

O STF entendeu que não cabem aos Estados legislarem a seu bel prazer sobre prazo de pagamento, por dois motivos: 1 – é matéria de Direito Processual Civil, que cabe exclusivamente a União Legislar; 2 – é necessário haver uma uniformização nacional do prazo de pagamento, portanto, é lei federal que deve regulamentar.

Além disto o STF afirmou que apesar de a Constituição Federal permitir que os Estados estabeleçam os valores máximos para pagamento da dívida judicial por meio da chamada requisição de pequeno porte, ou seja, pequenas dívidas, não permitiu que estes estabelecessem o prazo que lhes conviessem para pagar.

Trata-se de uma vitória aos credores de pequenos valores dos Estados, reconhecido por processo judicial, que apesar de muitas vezes terem renunciar a valores para poder optar pela forma de pagamento do RPV, ainda teriam que esperar a “boa vontade” do Estado em pagar estas pequenas dívidas.

1. Marco Antonio Bento

Se falam muito sobre prazos, mas ainda persiste duvidas. O pagamento de RPV será em 60 dias ou 2 meses?

Se for 60 dias, será contado em dias uteis, ja em 2 meses os credores receberão mais rápido, pois, assim será no

máximo 61 dias corridos. Qual o correto?

• Leandro Lino

Olá

São 60 dias úteis da data da ciência (intimação) para pagar.
      Em processo sempre serão dias úteis

Att

Leandro

2. FERNANDO DIAS PEIXOTO

O prazo é contado em dias corridos, pois, se trata de direito material e dias úteis, se aplicam, somente, nos casos de direito processual.

• Leandro Lino

Fernando

Em verdade este prazo e processual e não de direito material.

Att

Leandro Lino .’.