IMUNIDADE DO ITBI NA HOLDING PATRIMONIAL

por dez 2, 2024Artigos0 Comentários

PROTEJA SEUS HERDEIROS DA TRIBUTAÇÃO DO ITCMD

Your content goes here. Edit or remove this text inline or in the module Content settings. You can also style every aspect of this content in the module Design settings and even apply custom CSS to this text in the module Advanced settings.

Cliques

A Holding Patrimonai é uma empresa constituída com os fins de gerir o patrimônio, especialmente, familiar, donde os “herdeiros” passam a ser quotistas da mesma pessoa jurídica.

Mas para ter real funcionamento, a Holding deve receber todo o

patrimônio a ser gerido, que tecnicamente se chama de integração de patrimônio l, o qual obrigatoriamente é constituído de bens imóveis.

Uma dúvida tributária comum está em se nesta operação de integração do patrimônio saindo da pessoa física e passando para a jurídica (Holding) se há incidência do ITBI.

A resposta é negativa, pois por força da previsão do artigo 156, & 2, I, da CF, há imunidade do ITBI na integração do patrimônio da pessoa jurídica feito pelos sócios, exceto, se o objeto da Pessoa Jurídica é de comercialização de imóveis.

156. Compete aos Municípios instituir impostos sobre:
(…)

II – transmissão “inter vivos”, a qualquer título, por ato oneroso, de bens imóveis, por natureza ou acessão física, e de direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como cessão de direitos a sua aquisição;

(…)

§ 2º O imposto previsto no inciso II:

I – não incide sobre a transmissão de bens ou direitos incorporados ao patrimônio de pessoa jurídica em realização de capital, nem sobre a transmissão de bens ou direitos decorrente de fusão, incorporação, cisão ou extinção de pessoa jurídica, salvo se, nesses casos, a atividade preponderante do adquirente for a compra e venda desses bens ou direitos, locação de bens imóveis ou arrendamento mercantil

De igual maneira temos a previsão no artigo 36, I, do CTN, que também prevê como isento do ITBI a transferência de imóvel para integralização de patrimônio subscrito para criação da pessoa jurídica:

Art. 36. Ressalvado o disposto no artigo seguinte, o impôsto não incide sôbre a transmissão dos bens ou direitos referidos no artigo anterior:

        I – quando efetuada para sua incorporação ao patrimônio de pessoa jurídica em pagamento de capital nela subscrito;

O STF já se pronunciou sobre o tema, definindo o limite de alcance da imunidade do ITBI sobre a “transmissão do imóvel” a pessoa jurídica de modo que o valor deste não poder ser superior ao capital integralizado pelo sócio no momento da criação da pessoa jurídica:

EMENTA. CONSTITUCIONAL E TRIBUTÁRIO. IMPOSTO DE TRANSMISSÃO DE BENS IMÓVEIS – ITBI. IMUNIDADE PREVISTA NO ART. 156, § 2º, I DA CONSTITUIÇÃO. APLICABILIDADE ATÉ O LIMITE DO CAPITAL SOCIAL A SER INTEGRALIZADO. RECURSO EXTRAORDINÁRIO IMPROVIDO. 1. A Constituição de 1988 imunizou a integralização do capital por meio de bens imóveis, não incidindo o ITBI sobre o valor do bem dado em pagamento do capital subscrito pelo sócio ou acionista da pessoa jurídica (art. 156, § 2º,). 2. A norma não imuniza qualquer incorporação de bens ou direitos ao patrimônio da pessoa jurídica, mas exclusivamente o pagamento, em bens ou direitos, que o sócio faz para integralização do capital social subscrito. Portanto, sobre a diferença do valor dos bens imóveis que superar o capital subscrito a ser integralizado, incidirá a tributação pelo ITBI. 3. Recurso Extraordinário a que se nega provimento. Tema 796, fixada a seguinte tese de repercussão geral: “A imunidade em relação ao ITBI, prevista no inciso I do § 2º do art. 156 da Constituição Federal, não alcança o valor dos bens que exceder o limite do capital social a ser integralizado”.
(RE 796376, Relator(a): MARCO AURÉLIO, Relator(a) p/ Acórdão: ALEXANDRE DE MORAES, Tribunal Pleno, julgado em 05-08-2020, PROCESSO ELETRÔNICO REPERCUSSÃO GERAL – MÉRITO DJe-210 DIVULG 24-08-2020 PUBLIC 25-08-2020)

Conclui-se desta forma que a transferência de imóvel particular do sócio a Holding Familiar Patrimonial no momento da sua constituição como integralização do patrimônio da pessoa jurídica, que não supere o valor do capital integralizado está imune da incidência do ITBI.

0 comentários

Share This