STJ define tese sobre direito de militar com HIV à reforma

por abr 27, 2022Notícias5 Comentários

PROTEJA SEUS HERDEIROS DA TRIBUTAÇÃO DO ITCMD

Your content goes here. Edit or remove this text inline or in the module Content settings. You can also style every aspect of this content in the module Design settings and even apply custom CSS to this text in the module Advanced settings.

Cliques

De acordo com a 1ª seção do STJ, O militar de carreira diagnosticado como portador do vírus HIV tem direito à reforma ex officio por incapacidade definitiva para o serviço ativo das forças armadas.
quarta-feira, 27 de abril de 2022

Compartilhar

0

Comentar
Siga-nos no

Nesta quarta-feira, 27, a 1ª seção do STJ julgou três recursos especiais, no rito dos recursos repetitivos, e estabeleceu uma tese sobre o direito do militar portador do vírus HIV à reforma por incapacidade definitiva. Por unanimidade, os ministros concordaram com o seguinte entendimento:

“O militar de carreira ou temporário, este último antes da alteração promovida pela lei 13.954/19, diagnosticado como portador do vírus HIV tem direito à reforma ex officio por incapacidade definitiva para o serviço ativo das forças armadas, independentemente do grau de desenvolvimento da síndrome de imunodeficiência adquirida – AIDS, porém, sem a remuneração calculada com base no soldo correspondente ao grau hierárquico imediatamente superior ao que possuía na ativa, se não estiver impossibilitado total e permanentemente para qualquer trabalho.”

A relatora do caso é a ministra Assusete Magalhães, que pediu vista regimental para, posteriormente, deliberar sobre a modulação dos efeitos.

Processos: REsps 1.872.008; 1878406 e 1.901.989

Fonte: https://www.migalhas.com.br/quentes/364823/stj-define-tese-sobre-direito-de-militar-com-hiv-a-reforma

5 Comentários

  1. ANTONIO CARLOS COSTA

    BOM DIA!
    E PRA QUEM JÁ TEM SENTANÇA EM PRIMEIRO GRAU E PROCEDENTE AO MILITAR E AINDA NAO FOI JULGADO RECURSO EM SEGUNDO GRAU COMO FICA A SITUACAO?

    Responder
    • Leandro Lino

      Terá que aguardar o julgamento em segurando grau, mas está decisão sobre como argumento favorável ao militar.

      Att

      Leandro lino .’.

      Responder
      • Thiago Lima

        Demora pra sair o acórdão deste julgamento? E pra transitar em julgado no STJ?

        Responder
        • Leandro Lino

          Thiago,

          Não há como precisar, mas a justiça tem seguido este entendimento.

          Att,

          Leandro Lino .’.

          Responder
  2. TARLEI FERNANDES PEREIRA

    -BOA NOITE ! FUI REFORMADO POR PROBLEMAS PSICOLOGISMOS EM 01 DEJULHO DE2022 ( INCAPAZ DEFINITIVAMENTE PARA O SERVIÇO DO EXÉRCITO, NÃO INVALIDO, APTO PARA VIDA CIVIL)
    – EM 2014 PEGUEI HIV , FOI FEITO ATA INSPEÇÃO DE SAÚDE APTO COM RESTRIÇÃO , APÓS TER PEGO PEGO ESSE HIV, A MINHA CARREIRA PASSOU POR VÁRIOS TRANSTORNOS PSICOLOGISMOS, ANSIEDADE, DEPRESSÃO ESTREIS E TAL, EM 2018 OS SINTOMAS DEPRESSÃO, ESTRESIS, ANSIEDADE FEZ COMO COMEÇASSE A SER AFASTADO POR PROBLEMAS PSICOLOGISMOS, EM 01 DEJULHO DE2021 NA PERICIA FEITA NO HMAB NA 11 RM BRASILIA DF , ME CONSEDERAM ESSE PARECER DE INCAPAZ, AI NA OM PUBLICARAM ESSA ATA E DEU INICIO PROCESSO DE REFORMA A QUAL FOI PUBLICADA NO DIARIO OFICIAL DAUNIÃO EM 01 DEJUL 2022.
    FUI REFORMADO COM PROVENTOS SOBRE O MESMO POSTO SEM ISENÇÃO DE IRPF E SEM POSTO ACIMA,
    – FIZ UMA LIGAÇÃO NO ESCALÃO DE SAÚDE DA 11 RM PERGUNTANDO PORQUE NÃO FUI BENEFICIADO PELA ISENÇÃO DO IRPF, RESPONDERAM: QUE EU TENHO DIREITO A ISENÇÃO SIM , MAIS TENHO QUE AFZER UMREQUERIMENTO ADIMINISTRATIVO SOLICITANDO A ISENÇÃO, AI VAI PASSAR POR UMA NOVA PERICIA NA UNIDADE , PUBLICAR A ATA E MONTAR O PROCESSO E ENCAMINHAR PARA 11 RM, PARA SER APRECIADO,
    PERGUNTO : TENHO DIREITOS A MAIS ALGUM BENIFICIO TIPO POSTOA CIMA OU NÃO? POU SÓ A ISENÇÃO DO IRPF?
    -Fui incorporado em 04 jul de 1983 , meu posto é de CAP QAO (39 anos de serviço) , meu watsapp 996351443

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This