STF garante venda de veículo com isenção de IPI a mulher com deficiência

por set 9, 2024Notícias0 Comentários

PROTEJA SEUS HERDEIROS DA TRIBUTAÇÃO DO ITCMD

Your content goes here. Edit or remove this text inline or in the module Content settings. You can also style every aspect of this content in the module Design settings and even apply custom CSS to this text in the module Advanced settings.

Cliques

No caso analisado pelo ministro Edson Fachin, a regra que limitou o benefício a veículos até R$ 70 mil foi aplicada de forma incorreta pela Justiça Federal da Paraíba.

Ministro Edson Fachin, do STF, garantiu a uma mulher com deficiência de João Pessoa/PB o direito de adquirir um veículo com isenção total do IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados. Decisão teve como base o descumprimento do princípio de anterioridade nonagesimal, que determina que alterações em regras tributárias só podem produzir efeitos após 90 dias de sua publicação.

STF garante a mulher com deficiência isenção de IPI em compra de veículo.(Imagem: Freepik)
A questão teve início após a publicação da MP 1.034/21, em 1º de março de 2021, que modificou a lei 8.989/95. A MP impôs um limite de R$ 70 mil para a isenção do IPI na compra de veículos por pessoas com deficiência e estendeu de dois para quatro anos o prazo para que o contribuinte pudesse solicitar uma nova isenção.

A consumidora de João Pessoa havia entrado com um mandado de segurança após a concessionária negar a finalização da compra com base nas novas regras da MP. O TRF-5 negou o pedido da consumidora, sob o entendimento de que o princípio da anterioridade nonagesimal não seria aplicável ao caso.

No entanto, ao analisar o recurso, ministro Fachin ressaltou que a decisão do TRF-5 estava em desacordo com a jurisprudência atual do STF. Ele destacou que, sempre que houver revogação ou alteração de benefícios fiscais que resultem em um aumento indireto da carga tributária, é necessário observar o princípio da anterioridade tributária.

Processo: ARE 1.504.666
Leia a íntegra da decisão.

Fonte: https://www.migalhas.com.br/quentes/414821/stf-garante-veiculo-com-isencao-de-ipi-a-pessoa-com-deficiencia

0 comentários

Share This